domingo, 28 de Abril de 2024  14:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-07-2009

Estar informado e saber como encarar esta pandemia


Águeda - Políticos e especialistas esclarecem Gripe A

O Agrupamento do Centro de Saúde Baixo Vouga I, em colaboração com a Câmara Municipal de Águeda, promoveu um encontro de trabalho, no passado dia 16 de Julho, com o objectivo de preparar as respostas dos serviços de Saúde à Pandemia da Gripe A (H1N1).

O presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, encarou esta reunião como sendo "de extrema importância, porque temos de estar preparados e não entrar em pânico".

Para o autarca, é importante "estar informado e saber como encarar esta pandemia", acrescentando que "pode não ser só um problema dos outros, mas bater à porta de todos nós".

A reunião serviu para explicar o que é H1N1, também conhecida como Gripe A, para fazer um ponto de situação até à data, mas, essencialmente, para esclarecer e tirar todas as dúvidas existentes.

Reeducar. Gil Nadais, afirma que, segundo os profissionais, "é necessário reeducar as pessoas, para se tentar minimizar esta situação", acrescentando que "é necessário que todos tomem as precauções necessárias, como, por exemplo, simplesmente lavar as mãos".

É importante ter em conta que "a pandemia de gripe extravasa os serviços de Saúde e só um esforço conjunto, entre técnicos de saúde e a própria população, poderá controlar as consequências da pandemia". No entanto, "o importante é que impere o bom senso e se evite alarmismos. O essencial é que as pessoas estejam informadas e tenham alguns cuidados para evitar a sua propagação".

Presenças. A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, da Directora Executiva do ACES Baixo Vouga, Ana Oliveira, assim como dos oradores José Tereso, Delegado Regional de Saúde e Director do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da Administração Regional Regional de Saúde do Centro, Eugénio Cordeiro, Epidemiologista e Assessor do Delegado Regional de Saúde do Centro e Lúcio Almeida, Assessor do Delegado Regional de Saúde do Centro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®